2017/01/23

Transforma um iPhone 5 num iPhone 7 mini por $30


Confrontados com a escolha impossível de gostarem do design do iPhone 7, mas não abdicarem das dimensões mais compactas de um iPhone 5/5S/SE? Poderão gostar de saber que é possível compatibilizarem ambos, recorrendo à ajuda dos nossos amigos chineses.

Já saberiam que hoje em dia é possível encontrar todo o tipo de peças de substituição "da concorrência" para iPhones, incluindo os próprios corpos em metal. O que provavelmente não sabiam é que entre as peças disponíveis também se encontra o corpo para o iPhone 5 com o design do iPhone 7.

Sim, é possível fazer uma operação de transplante relativamente simples, pegando num iPhone 5/5S/SE e transformando-o literalmente num iPhone 7 mini. Um salto ao site iFixit revela o tipo de trabalho que será necessário ter para substituir a caixa de um iPhone 5, mas - tendo já substituído algumas baterias de iPhones 4 e 5, posso dizer-vos que não é muito complicado.


Há no entanto alguns pontos contra a ter em conta antes de se aventurarem nesta aventura. O primeiro é que na parte da frente não temos direito ao ecrã com vidro 2.5D quer permitiria dar o verdadeiro aspecto de um iPhone 6/7; continuamos a ter o ecrã completamente plano do iPhone 5. O segundo, talvez mais problemático, é que devido à superior área em metal e posicionamento das faixas para as antenas, a recepção da rede piora em cerca de 20% face à caixa original. Para muitas pessoas poderá não ser problemático... mas para outras poderá ser um factor eliminador (para além do efeito secundário de, com sinal mais fraco, também se terá um consumo maior para o iPhone conseguir manter a rede.)

... Vamos lá ver se a Apple reconhece o interesse que há em manter iPhones de dimensões mais compactas. Mas, por cerca de $30... é uma excelente forma de recuperar um iPhone 5 que já tenha dado bastantes tombos e esteja com "mau aspecto"!. :)


Nota: ter em conta que só se está a trocar a caixa do iPhone, todo o hardware permanece exactamente o mesmo.


4 comentários:

  1. O Iphone 5S para mim é o que tem o melhor design dos telemóveis da apple peca só pela falta de resistência aos choques e quedas . Preferia comprar uma caixa nova para o 5S que usar estas com o aspecto do Iphone 7 que sinceramente não estou a ver como ficará o aspecto do ecran .

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Mudar toda a caixa traseira, não é, de todo, um processo fácil. A iFixit considera-o de dificuldade Moderate e eu próprio tive bastantes problema com uma loja do Porto que não me conseguiu mudá-la corretamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mesmo, na semana passada troquei a bateria do meu iphone 5 e foi necessário pinça, chaves especiais, secador para descolar a bateria e no meu disso tudo foi necessário remontar por 3 vezes as fitas que ligam o lcd até que desaparecessem as linhas que surgiram no lcd.. nem imagino o tempo e o cuidado necessário para desmontar 100% do tlm e voltar a montar numa shell que nem sequer é de origem...

      Eliminar