2017/01/09

Uber Movement partilha dados anónimos das viagens para planeamento de trânsito


A capacidade de analisar e prever as necessidades de transporte é um dos pontos críticos da Uber, e é por isso inesperado que a empresa se disponibilize para partilhar gratuitamente esses preciosos dados através do Uber Movement.

Conseguir prever as condições do trânsito é excelente para os condutores no seu dia a dia, mas é ainda mais importante para efeitos de planeamento das próprias vias rodoviárias. A Uber sabe bem o valor desses dados, o que torna inesperado o facto da empresa os revelar publicamente e gratuitamente neste novo serviço Uber Movement.

Com uma frota cada vez mais numerosa de veículos, a Uber tem todos os elementos para poder servir como um "sensor" das condições de trânsito de forma bastante precisa (sabe exactamente por onde andam todos os veículos ao seu serviço, em tempo real), e acumulando esses dados ao longo de meses e anos.

Os dados disponibilizados são "anonimizados", sendo que numa fase inicial estarão disponíveis apenas para algumas entidades específicas, e só mais tarde passarão a estar disponíveis para todos os que quiserem explorar estes dados.


2 comentários:

  1. O waze não terá o mesmo tipo de informação e em maior quantidade? Até porque os motoristas da UBER usam o waze.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Waze, Google, Apple, TomTom, e demais empresas com apps de navegação/localização (e também os operadores de telecomunicações). Só que nenhuma delas disponibiliza este tipo de dados publicamente.

      Eliminar