2017/01/24

Waze ganha pesquisa por categorias e voz na língua local

O Waze é a nossa app favorita para navegação, e a última actualização vem dar resposta a algumas críticas e sugestões por parte dos utilizadores, como nos conta o nosso Luis Costa.


O Waze é uma das mais populares aplicações para navegação assistida pelo smartphone. O facto de contar com uma alargada comunidade de utilizadores, que são também parte activa no sistema de navegação, rapidamente lhe garantiu um lugar de destaque. Com a informação partilhada, é possível estar sempre informado sobre as condições do trânsito em tempo real, permitindo assim uma viagem livre de sobressaltos.

A mais recente actualização do Waze apresenta algumas novidades interessantes, pois vem facilitar a experiência de utilização de quem recorrer esta aplicação para navegar. Passa a ser possível pesquisar o destino por categorias, sejam elas centros comerciais, restaurantes ou hotéis; não sendo necessário especificar a área no momento da pesquisa, apenas a categoria. Nomes exactos também não são obrigatórios, pois a aplicação sugere como hipóteses os locais mais comuns.

Outra das novidades é a pesquisa de voz. Basta tocar no ícone do microfone e dizer qual o destino que se pretende. A detecção do idioma também é automática, sendo assim possível utilizar outro que não o definido para o Android. Ao pesquisarem uma localização, passa também a ser apresentada a distância até ao destino, o que permite identificar o local pretendido com maior facilidade.

Mais uma actualização que vem tornar uma excelente app ainda melhor.

Por: Luis Costa

4 comentários:

  1. Se a Waze Mobile foi adquirida pela Google em 2013 não vejo o propósito de evoluir esta APP quando o Google Maps tem mais possíveis utilizadores (por padrão esta pre-instalada no sistema Android) e aumentavam com novas ferramentas/competências à APP.

    ResponderEliminar
  2. Para mim só falta a questão do bluetooth em android. Se estiver a ouvir rádio, não tenho hipótese de ouvir as indicações no carro, ao contrário do iOS que permite isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estranho! Isso é muito fácil de implementar. Sempre que quer falar a app acede à API do telemóvel como se fosse interromper a emissão para fazer uma chamada e em vez de fazer a chamada envia som. Não vejo qual é a dificuldade de implementar isso em Android!

      Eliminar
    2. No meu caso isso não acontece, o som saí pelas colunas do próprio telemóvel. Julgo haver uma opção nas definições que controla isso.

      Eliminar