2017/02/17

5 maneiras de fazer captura de ecrã no Windows


A maioria das pessoas saberá que pode captar o conteúdo do ecrã do seu computador pressionando a tecla PrtScr ("Print Screen") e fazendo o "paste" num programa de desenho, mas desde o Windows 8 que existem algumas formas adicionais que poderão facilitar-vos a vida na execução desta tarefa.

1. Usar a tecla PrtSc/PrtScr/PrSc/PrtScrn


Se fazem parte do grupo de pessoas que já tentou carregar nesta tecla por diversas vezes mas, não vendo qualquer efeito, a considerou mais uma das teclas "obsoletas" de outros tempos, lamento informar-vos que estão errados. A tecla PrtSc captura o conteúdo actual do ecrã para a área de transferência, pelo que podem de seguida fazer o "paste" para qualquer local que aceite a inserção de imagens - como o Paint, onde poderão cortar as partes que não interessam e gravar a imagem no formato pretendido.

2. Usar a combinação Windows + PrtSc

Se usam o Windows 8.1 ou Windows 10, poderão poupar alguns destes passos usando a combinação da teclas Windows + PrtSc. Neste caso, a captura de ecrã será imediatamente gravada na pasta de imagens dos documentos, numa nova pasta chamada screenshots.

3. Usar a combinação Alt + PrtSc

Sim, há mais uma combinação de teclas que podem usar no Windows, e esta revela-se extremamente útil, pois em vez de captar toda a área do ecrã, capta apenas a da janela activa no momento. A imagem é copiada para a área de transferência, pelo que terão que usar um programa de imagens para a gravar, mas pelo menos já irá a área pretendida devidamente cortada - assumindo que só vos interessava capturar a secção de um programa específico.

4. Usar o Snipping Tool


Desde o Windows 7 que no pacote de ferramentas e acessórios do Windows se encontra o Snipping Tool. Com este utilitário não só podem captar o ecrã completo, como também uma janela específica, uma área rectangular que seleccionarem, ou até uma qualquer forma irregular que desenhem ao vosso gosto.

5. Como fazer capturas de ecrãs num Surface ou Tablets Windows

E por fim... se estiverem num Windows sem tecla "Prt Scr", como será o caso dos Surface e da maioria dos tablets, importa referir que também podem captar screenshots usando a mesma técnica popularizada pelos dispositivos mobile: pressionando a tecla Windows + Volume Down simultaneamente.

Se for bem sucedido, verão o ecrã a escurecer momentaneamente, e a imagem será gravada na pasta das imagens, dentro da pasta screenshots.

5 comentários:

  1. Temos também o greenshot, ou o shareX. uso-os no dia-a-dia e são muito bons.

    ResponderEliminar
  2. Atenção, porque a combinação de teclas ALT+PrintScreen existe há décadas em versões anteriores do Windows.

    ResponderEliminar
  3. O Windows já traz uma feramenta de recorte

    Eu sempre usei a "Ferramenta de Recorte" do Windows para efetuar as minhas capturas de ecrã...

    Para encontrar a ferramenta de recort no Windows 10 basta escrever "Ferramenta de Recorte" na caixa de pesquisa da barra de tarefas e, em seguida, selecionar Ferramenta de Recorte.
    https://support.microsoft.com/pt-pt/instantanswers/671b2932-1274-452a-905b-f7ed3c7d8818/open-snipping-tool-and-take-a-screenshot

    No entanto há pessoal a dizer que não encontram a ferramenta no Windows 10, porque será ?

    ResponderEliminar
  4. Eu uso o Lightshot a muitos anos e 5 estrelas !

    ResponderEliminar