2017/02/27

Acer lança medidor da qualidade do ar com IFTTT


A Acer sabe que há um número crescente de pessoas que se preocupa com a qualidade do ar que respira, e por isso lança um medidor de qualidade do ar chamado Air Monitor.

O Acer Air Monitor pode passar despercebido pousado em qualquer lado, mas está continuamente a analisar a qualidade do ar e indicando a mesma através de uma suave luz LED com efeito de pulsação, que pretende dar a ideia de que o próprio dispositivo está a "respirar". Se não gostam de ter luzes no quarto enquanto dormem, não se preocupem, pois um sensor de luminosidade permite que a luz se apague quando detecta que se está num quarto às escuras.

Este dispositivo vem com diversos sensores que lhe permitem monitorizar seis indicadores de qualidade de ar chave: incluindo o TVOC (Total Volatile Organic Compounds), CO2, PM2.5, PM10, temperatura e humidade. Os dados medidos podem ser acedidos a partir de uma app dedicada, assim como receber notificações quando algum dos parâmetros sai fora dos limites estabelecidos.

Mais interessante para efeitos de integração será a sua compatibilidade com o serviço IFTTT, que abre todo um universo de possibilidades. Por exemplo, poderia usar este Air Monitor para ligar automaticamente um purificador do ar apenas quando necessário, ou até abrir/fechar janelas ou estores, em função das condições detectadas.

... Um aparelho bastante interessante, que só fica a precisar de um peço atractivo para se tornar num campeão de vendas (tem a chegada agendada para o segundo trimestre do ano, mas ainda sem preço indicado).

1 comentário:

  1. A Broadlink tem uma coisa destas que funciona bastante bem, aparentemente. E custa menos de 40 euros.

    ResponderEliminar