2017/02/08

AI da Google consegue recriar detalhes em imagens de baixa resolução


Há uns meses vimos o sistema da Google que era capaz de melhorar a resolução das imagens. Um sistema idêntico está agora a ser aplicado a casos mais extremos, permitindo recriar detalhes em imagens de apenas 8x8 pixeis.

Uma imagem com 8x8 pixeis é mais pequena que a de um icon de um programa, e obviamente que não tem capacidade para armazenar conteúdos de alta qualidade. No entanto, a Google ajuda a tornar realidade o mítico "enhance" dos filmes e séries, e consegue realmente ir buscar detalhes que podem ajudar a perceber do que se trata.

Como sempre, o sistema está dependente do processo de treino, usando milhares (milhões?) de imagens que usa como referência. Depois, com base nesse seu conhecimento, tenta recriar uma imagem com melhor resolução daquilo que poderia ser a imagem de baixa resolução.



Os resultados são impressionantes, mas importa relembrar que se tratam de verdadeiras "invenções" por parte do sistema. Ou seja, o sistema pode mostrar-nos que um conjunto disforme de pixeis pode ser um rosto, mas esse rosto não ser o da pessoa em questão (embora nalguns casos até possa ser bastante aproximado).

Fico a aguardar pela evolução do sistema, que permita adicionar detalhes a imagens de 1x1 pixel. :)

1 comentário:

  1. Isto era bom para fazer o upscaling dos canais nacionais de SD para 4K ;) e já agora acrescentar um bocado de paisagem relacionada para os lados para passar de 4:3 para 16:9 :P

    ResponderEliminar