2017/02/09

Backblaze revela relatório sobre fiabilidade dos discos em 2016


A Backblaze é uma empresa que disponibiliza espaço ilimitado para backups na cloud, e que faz questão de regularmente partilhar com o mundo os resultados que tem obtido com os diferente discos rígidos que vai utilizando.

Os discos têm aumentado de capacidade, o que torna ainda mais complicado lidar com a eventualidade de um deles se avariar (daí a necessidade de backups, e o motivo pelo qual a Backblaze não tem tido falta de clientes). Se perder 1GB de dados é chato, perder 3, ou 4, ou 8TB será ainda mais preocupante... e por isso interessa saber quais as marcas que são mais problemáticas e quais são mais mais fiáveis.

Neste relatório sobre a fiabilidade dos discos continuamos a ter modelos que são muito pouco recomendados, com uma taxa anormalmente elevada de avarias(como uma série de discos de 4TB da Seagate), e outros que se têm comportado de forma exemplar, incluindo os mais recentes discos de 8TB - o que poderá ajudar a "sossegar" aqueles que querem investir nestes discos de grande capacidade mas receavam que a tecnologia mais recente ainda pudesse estar mais sujeita a falhas.


Ainda assim, a HGST é a marca que se destaca das demais com os discos mais fiáveis (apenas 0.60% de avarias), seguida da Toshiba (1.27%), Seagate (2.65%) e WDC (3.88%).

Quando estiverem a pensar comprar discos - e mesmo considerando que o tipo de utilização será completamente diferente do que é dado a estes discos na Backblaze - é algo que vale a pena ter em consideração.

... Sendo que, independentemente da marca e capacidade escolhida, o que não se pode dispensar é: ter backups de toda a informação importante! :)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Estou há mais de um ano a espera que os discos baixem de preço, principalmente os de 6TB, mas pelos vistos os preços dos discos rígidos tem-se mantido muito estáveis nos últimos tempos. Parece que os SSD não tem feito grande pressão para torná-los mais acessíveis.
    Tenho um NAS com 2 discos de 1,5TB da Samsung e um deles já está acusar 5 bad sectors e com tendência a se irem degradando com o tempo. O que vale é ter backups em discos separados da unidade!
    Eu estava inclinado para adquirir 2 discos da WD da serie RED mas vendo para esses número parecem ser os menos fiáveis?
    Vou ter de reconsiderar outras marcas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho 2 RED de 3T com 4 anos, 24/7 ligados e sem problemas até agora. Claro que tenho backup na nuvem também. Já tive discos de outras marcas mas o Suporte e o RMA da Western Digital é o melhor de todos.

      Eliminar
  3. não deixando de ser informação muito interessante, ler as percentagens das marcas sem ter sempre associado o número de drives não faz muito sentido. Comparar uma amostra de 25 ou 45 mil com 237 ou 1626 é pouco válido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e eles próprios alertam para isso (nem incluem nos resultados dados que não consideram ser estatisticamente relevantes).

      Eliminar