2017/02/14

Dubai vai ter drones autónomos para transporte pessoal a voar já este ano


O futuro imaginado com cidades repletas de carros voadores pode (ainda) não se ter concretizado, mas no Dubai isso poderá começar a tornar-se realidade já este ano, graças a drones autónomos capazes de transportar pessoas.

O Dubai é terreno fértil para todo o tipo de projectos megalómanos, e ser um dos primeiros países a estrear um sistema de transporte pessoal aéreo é algo que é mesmo ao seu estilo. Não se pense também que é daqueles anúncios que depois não se concretizam na realidade, pois a ideia é utilizar drones que já demonstraram as suas capacidades - o EHang 184, de fabrico chinês, que já foi apresentado no CES 2016 em Las Vegas.

Este drone pode transportar um passageiro com até 100kg de peso, assim como uma pequena mala. A velocidade máxima é de 160km/h e tem autonomia para 50km. Para simplificar todas as questões com o sistema de navegação autónomo,  todos os drones serão controlados remotamente a partir de um posto de comando centralizado.

Segundo o que é dito, este serviço de "táxi aéreo" deverá entrar em operação já este ano, e irá certamente impulsionar o desejo de muitas outras cidades quererem investir em serviços idênticos. De relembrar que até companhias como a Airbus têm estado a desenvolver aeronaves idênticas para transporte pessoal, e a Uber contratou um ex-engenheiro da NASA também especializado neste sector. E até Larry Page, um dos criadores da Google, tem uma startup - Zee.Aero - que também está a desenvolver uma aeronave de transporte pessoal.

... Será que os "carros voadores" afinal estarão mais próximos do que se pensa?


1 comentário:

  1. pois, mas a Uber tb tem helicopteros la. Mas afinal foi só durante uns quantos eventos. É um sítio onde tudo e mais alguma coisa é prometida, mas se calhar não passam de "alternative facts"

    ResponderEliminar