2017/02/19

Gira-discos LOVE gira a cabeça e não o disco

Os discos de vinil têm tido um aumento na procura, e há um projecto no Kickstarter que pretende mudar completamente o princípio de funcionamento de um gira-discos... pois mantém o disco completamente imóvel.

O gira-discos LOVE nem sequer deverá ser tecnicamente chamado um "gira-discos", pois não faz girar o disco. Em vez disso, faz rodar a própria cabeça de leitura, que pode ser controlada remotamente a partir de uma app no smartphone.

O sistema quase poderá fazer lembrar alguns dos gira-discos portáteis de décadas passadas (sim, também os havia), mas mesmo assim, esses continuavam a fazer girar o disco, o que os torna muito mais aproximados dos gira-discos clássicos do que este LOVE.

[gira-discos portátil... no tempo em que um iPod seria ficção científica]

O conceito do LOVE é engraçado, mas interrogo-me se os puristas do vinil se deixarão convencer pelo facto deste "gira-discos" poder aplicar bastante mais peso sobre a agulha de leitura, contribuindo para um maior desgaste dos seus preciosos discos; para não falar de que o som é enviado via Bluetooth ou WiFi... o que acaba por desvirtuar o prazer do som "analógico" que se esperaria tirar do vinil.

... Quanto a mim, penso que teria sido bem mais produtivo recorrer a um sistema de leitura laser, que permitisse ler o disco de vinil sem contacto nem desgaste... e aí, sem dúvida que não iriam faltar interessados! Por outro lado, o facto deste projecto, que pretendia angariar 50 mil dólares, já ter superado os 600 mil dólares, demonstra que eu não percebo nada disto! :)


2 comentários:

  1. Gira discos portátil? Tive um nos anos 80. Saudades de ouvir os meus vinis ...

    ResponderEliminar
  2. Há gente com demasiado tempo livre a mais...
    Para quê reinventar a roda?

    ResponderEliminar