2017/02/02

Google define regras para lidar com notificações no Android


A diversidade entre as muitas variedades de Android pode por vezes resultar em diferente formas de lidar com elementos essenciais, como as notificações, e terá sido isso que levou a Google a definir um conjunto de requisitos que os parceiros terão que seguir.

Com o Android 7.0 a forma como são apresentadas as notificações sofreram mudanças profundas, não tanto a nível visual mas a nível de funcionalidades e comportamento. Por exemplo, as apps podem agora agrupar notificações, assim como permitir responder às mesmas (no caso de mensagens) directamente da notificação. E é precisamente este o tipo de coisas que a Google quer que se tornem "standard" em todos os Androids (que recebam certificação de compatibilidade).

No último Compatibility Definition Document do Android, passa a estar definido que os smartphones têm obrigatoriamente que suportar as funcionalidades de actualizar, remover, responder e agrupar notificações; assim como controlar as notificações directamente da área de notificações; ter forma de aceder ao control panel a partir da área das notificações; e ainda ter acesso às opções de bloquear, silenciar e fazer reset às notificações de qualquer app, tanto directamente no painel das notificações como dentro dos settings.

Muito certamente é uma forma de acelerar a implementação de todas estas funcionalidades, para que os developers também se apressem a tirar proveito delas nas suas apps. É que em coisas como apps de mensagens, a possibilidade de responder directamente na notificação é muito mais eficiente do que ter que saltar para determinada app... Agora, só falta esperar alguns meses (ou anos) até que isto se faça notar nos smartphones...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)