2017/02/02

Google Home pode lembrar-te do que te vais esquecer


Esquecem-se frequentemente de onde deixaram as chaves, a carteira (ou muitas outras coisas)? O Google Home pode dar uma ajuda relembrando-vos do que fizeram.

Se já vos tinha passado pela cabeça a ideia de utilizar os assistentes digitais como auxiliares de memória, já não têm que esperar mais: o Google Home tem uma curiosa funcionalidade que lhe permite lembrar-se de tudo o que não se quiserem esquecer.

O sistema não funciona por magia nem implica o investimento em trackers Bluetooth para colocar em todos os objectos, sendo na verdade bastante mais simples. Tudo o que é preciso é pedir ao Google Assistant que se lembre de tudo o que lhe quiserem dizer. Por exemplo:
  • "OK Google, remember that I put my passport in the bottom drawer of my filing cabinet."
  • "OK Google, remember that my spare key is hidden outside under the big rock."
  • "OK Google, remember that my password is money."

Depois, bastará perguntar "OK Google, where is my passport" ou "what is my password" para que o Google vos responda com a informação previamente memorizada. (Atenção que não será recomendável usarem isto para guardarem passwords, obviamente. :)



Infelizmente, por agora é algo que está apenas disponível no Google Home, fragmentando ainda mais as capacidades do Google Assistant em função da plataforma em que está (já temos coisas que só funcionam nos Pixels, por exemplo). E, embora interessante, não esconde a necessidade de algum amadurecimento, nomeadamente a nível da gestão de tudo o que pedimos ao Google Home para se lembrar.

É possível obter uma lista de tudo o que o Google Home se lembra ("OK Google, what did I tell you to remember?") mas se quisermos que ele se esqueça disso, será necessário dizer expressamente para ele se esquecer das coisas, uma por uma ("OK Google, forget what I told you about my password") o que se pode tornar bastante fastidioso no caso de querem esquecer umas dezenas (ou centenas) de coisas.

... É um bom primeiro passo, especialmente para aquele tipo de coisas de uso extremamente raro que, quando estamos a arrumar, já quase podemos prever que no futuro, quando precisarmos delas, iremos perder imenso tempo até as descobrir.  Depois só temos que nos lembrar de pedir ao Google Home que se lembre disso! :)

2 comentários:

  1. isto funciona com o Google Assistant integrado na aplicação Allo

    ResponderEliminar
  2. A questão do costume... quando em PT?

    ResponderEliminar