2017/02/26

Google Spaces encerra em Abril


A gaveta de projectos abandonados da Google não tem falta de vítimas, e agora adiciona mais uma ao seu cadastro: a app de discussões em grupo Spaces.

O Google Spaces foi lançado oficialmente em Maio do ano passado, mas não vai sequer celebrar o seu primeiro aniversário, pois o Google já anunciou que o serviço será encerrado a 17 de Abril, e já a partir do dia 3 de Março passará a ser apenas um espaço apenas de leitura, não sendo possível criar novas mensagens, espaços, ou convidar pessoas.

É novamente a triste constatação da falta de direcção que a Google tem tido nos últimos anos quanto a apps de conversação, e que infelizmente não parece ter fim à vista, bastando relembrar que actualmente continuamos a ter os Hangouts, o Allo, o Duo, só para mencionar aqueles que me vêm à memória de forma mais imediata... e onde podemos incluir também a app de mensagens (SMS) que eventualmente virá a ser substituída ou acompanhada por uma nova app com os "SMS do futuro" (RCS) que a Google também tem vindo a promover.

... Não estaria no ponto da Google parar um pouco, definir uma estratégia, e depois informar os utilizadores das suas intenções? É que a este ritmo, só estão a ajudar a que mais e mais pessoas passem a utilizar WhatsApp, FB Messenger, Snapchat, etc. etc.

2 comentários:

  1. Sinceramente não se percebe esta Google

    ResponderEliminar
  2. Usava bastante o GTalk. Depois disso, a falta de uma app desktop, a criação de várias apps semelhantes e o surgimento de apps superiores fez com que a Google perdesse o essencial para que as apps tenham sucesso: os utilzadores.
    Sinceramente, depois do GTalk e Google Reader terem sido abandonados, o único produto da google que uso regularmente é o GMail.

    ResponderEliminar