2017/02/07

Hacker manda imprimir mensagens de alerta em 150 mil impressoras vulneráveis


Já temos visto casos de hackers que conseguem obter acesso a câmaras de vigilância, mas há outros tipos de periféricos que também podem estar à distância de uma simples ligação: como é o caso das impressoras.

Com o intuito de facilitar a vida aos utilizadores, muitas impressoras vêm com inúmeros serviços activados de origem, incluindo alguns que permitem fazer impressões directamente da internet. Foi para alertar para essa situação que um hacker terá feito imprimir páginas em cerca de 150 mil impressoras, com uma mensagem algo estranha - pois referia coisas mais assustadoras como a impressora fazer parte de uma botnet, coisa que o hacker diz que era apenas "brincadeira" e para incentivar os responsáveis a resolverem o assunto.


Não é a primeira vez, nem será a última, que vemos o nosso hardware ganhar vida sob controlo de "algum estranho" (lembram-se do tempo em que se fazia abrir o drive de CDs do computador de amigos, ou desconhecidos? :) mas mais assustador é pensar nas potencialidades que o crescente número de dispositivos ligados à internet vai permitir. De carros a fechaduras, passando por sistemas de rega e mil e uma outras coisas mais... não há dúvida de que a Internet of Things vai ser (ou já é) um verdadeiro parque de diversões para os hackers.

... Vamos lá ver qual será o próximo episódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)