2017/02/17

Já experimentamos a Nintendo Switch


A Nintendo Switch é a nova consola com a qual a marca nipónica espera recuperar o fascínio dos tempos da Wii (a original), e já tivemos oportunidade de brincar um pouco com ela, antecipando aquilo que todos os portugueses poderão fazer a partir do dia 3 de Março.

"Quando, onde e como quiseres", é o slogan escolhido da Nintendo para esta nova consola. Há muito que se sabia que a Nintendo queria tenta conjugar a experiência (e sucesso) que tem no segmento das consolas de jogos portáteis, com a vertente de se jogar em casa num ecrã de grandes dimensões e com acesso a controladores inovadores que promovem que todos "se mexam". Por isso mesmo, a versatilidade da Switch é um dos seus pontos fortes, estando previstos três cenários de utilização: ligada à TV, na mão como um tablet, ou ainda como "mini-televisor" pousada em qualquer lado com recurso ao apoio traseiro integrado. Fica a cargo dos developers definir de que forma irão tratar cada um destes modos de utilização diferentes.


Nesta fase inicial a consola vai estar à venda com dois comandos e incluindo a base para ligar à TV. Quando a consola está nesta base, pode apresentar jogos em resolução superior (até Full HD 1080p) e ter melhores prestações do que quando funciona em modo mobile e usando o seu ecrã HD 720p. Ainda assim, no caso de jogos mais exigentes, a autonomia não ultrapassará as 3 ou 4 horas, pelo que convém ter esse factor em conta... para não se arriscarem a ficarem sem bateria precisamente no "pior" momento possível.

Os dois comandos JoyCon podem ser acoplados na consola transformando-a num "tablet para jogos" mas também são removíveis, podendo ser usados como controladores remotos que trabalham em conjunto ou em separado (por exemplo, por dois jogadores). Neste caso, cada metade funciona como um verdadeiro mini-gamepad completo... mas com ênfase no "mini", pois são mesmo pequenos.


Os jogos podem ser adquiridos em cartuchos ou online, para instalação nos 32GB de armazenamento interno, expansível através de um cartão SD. No arranque vão estar disponíveis dois jogos, o muito desejado Legend of Zelda: Breath of the wild e o 1-2 Switch um jogo que promove o contacto visual e que vai servir para mostrar as novas possibilidades que a consola e os comandos possibilitam. Estão garantidos títulos das principais editoras, com lançamento faseado até final do ano.




Obrigado ao Luis Costa pela fotos e texto; e ao Luis Correia pelo vídeo - e obviamente, à Nintendo Portugal, por nos ter dado a oportunidade para experimentar a Switch. Cá ficamos a aguardar pelo dia 3 de Março.

4 comentários:

  1. Há muitos anos não esperava com tanta atenção uma consola como espera este Switch. É aguardar os bundles que as nossas lojas irão colocar à venda.
    PS: Excelente vídeo. Poderia ser uma aposta do AadM para eventos futuros.

    ResponderEliminar
  2. Uma questão. A switch tem browser de internet ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento não, mas tendo em conta as potencialidades do modo "tablet" é de crer que apareça, mais cedo ou mais tarde, tal como YouTube e afins. Se será oficialmente ou através da comunidade, só mais tarde saberemos. Para já, é só mesmo jogos

      Eliminar
  3. Muito bom o vídeo, continuem o bom trabalho

    ResponderEliminar