2017/02/12

Krita é um "Photoshop" gratuito para a arte digital


Quando se fala em edição de imagem é inevitável que se pense imediatamente em Photoshop, mas felizmente são cada vez mais as alternativas gratuitas que se vão tornando cada vez mais potentes e atractivas, como é o caso do Krita.

O Krita é um programa de edição de imagem gratuito e open-source, mas talvez melhor do que considerá-lo um editor de imagem seja tratá-lo como um programa para "criação de imagens". Isto porque, para além de todas as ferramentas de edição e manipulação de imagem, as suas funcionalidades parecem estar mais vocacionadas para as necessidades dos artistas que desenham e criam as suas imagens directamente no computador.

São muitas as ferramentas que irão agradar a desenhadores e ilustradores, e não faltam exemplos que nos impressionarão com as suas capacidades e potencialidades. No entanto, como em muitos outros programas... não se esqueçam que o talento não está incluído e que não será o programa a fazer o trabalho do artista. :)

O Krita está disponível de forma completamente gratuita para Windows, Mac e Linux, e conta com aceleração por hardware OpenGL, suporte para perfis de cor, e até compatibilidade com ficheiros PSD do Photoshop.

3 comentários:

  1. Me dou SuperBem com o Krita e Medibang Paint . Antigamente usava o Photoshop mas a grana ficou curta e migrei para essas duas ferramentas. Uso uma mesa digitalizadora XP-PEN ( https://www.xp-pen.pt ) .

    ResponderEliminar