2017/02/08

Liberta espaço no Windows limpando ficheiros desnecessários


Se têm o disco de sistema a ficar com pouco espaço livre e não sabem o que está a ocupar espaço, o mais certo é que tenham alguns gigabytes desperdiçados com ficheiros desnecessários, e há uma forma simples e rápida de resolver o problema.

Por muito grande que seja um disco, é garantido que o espaço livre se irá reduzindo cada vez mais até nos complicar a vida num momento em que realmente precisemos de mais espaço. No meu caso, achei estranho que o disco de sistema, um SSD onde tenho apenas o Windows e poucas mais coisas, estivesse a ficar quase completamente preenchido.

Nestas alturas, o primeiro passo que se deve fazer é proceder a um "Disk Cleanup" que podem aceder através das propriedades do disco respectivo (clicando com o botão direito sobre o icon do disco). Esta função dá acesso a uma lista de ficheiros de diferentes tipos que podem eliminar com segurança - coisas como thumbnails, relatórios de erros, etc. - mas o ponto que importa fazer e que poderá passar despercebido a grande parte dos utilizadores, é clicar no botão adicional de "Clean up system files".

É este o botão que adiciona à lista todo um conjunto de ficheiros temporários que vão permanecendo dos processos de actualização do Windows, e que em casos extremos podem representar mais de uma dezena de gigabytes - no meu caso pessoal, foram cerca de 50GB(!) que esta operação permitiu limpar (mas poderá dever-se em parte ao facto de anteriormente já ter feito uma actualização para o Windows 10 e posterior regresso ao Win7 novamente.)

Seja como for, não custa nada seguirem o procedimento e verem quanto espaço poderão recuperar. Ter apenas em conta que esta operação pode demorar vários minutos a analisar os ficheiros temporários, pelo que... convém ter paciência.

10 comentários:

  1. E os riscos de, acidentalmente, apagar algum ficheiro que não era para apagar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Através deste método só afectará mesmo ficheiros dispensáveis. :)

      Eliminar
  2. 13GB poupados aqui no SSD de arranque do Portátil :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Faltam mais publicações destas. A maioria dos curiosos, como eu, gostavam de obter mais dicas sobre como melhorar a performance de um computador sem gastar dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou muito limpinho... só 1,8GB... ;)

    ResponderEliminar
  6. Dica básica mas que convém recordar com regularidade. Também costumo utilizar o CCleaner.

    ResponderEliminar
  7. Nem todas as categorias de ficheiros temporários ficam acessíveis via acesso pela UI devido ao sistema lançar a ferramenta sem permissões de administrador.

    Uma forma de contornar, é lançar uma linha de comandos com permissões de administrador[click direito no canto inferior esquerdo, Command Prompt (Admin)], escrever "cleanmgr" e fazer Enter. Deste modo é possível limpar elementos antes inacessíveis, como ficheiros temporários relativos a updates e drivers antigos.

    ResponderEliminar
  8. Voy a poner en práctica sus consejos y luego les doy mi opinión al respecto....GRACIAS

    ResponderEliminar