2017/02/20

Microsoft vai saltar directamente para o HoloLens V3


A Microsoft vai cancelar a nova versão do HoloLens que deveria sair este ano, e em vez disso focar-se já na próxima versão que deverá ficar disponível em 2019.

Quando a Microsoft apresentou o HoloLens, depressa se percebeu que o seu intuito era o de servir como rampa de lançamento para aplicações em realidade aumentada, e que embora fosse já um dispositivo impressionante, as suas limitações seriam coisas que seriam corrigidas com a inevitável evolução tecnológica. Mas em vez de apostar em pequenas melhorias para uma segunda geração do HoloLens para este ano, a MS optou por manter a geração actual e focar-se já na 3ª geração do HoloLens, que só deveremos ver em 2019.

Esta decisão poderá ter a ver com o facto de serem muito poucos os produtos de realidade aumentada disponíveis comercialmente neste momento, o que não pressiona a MS a melhorar o HoloLens actual nesta fase (e o muito aguardado Magic Leap continua sem data de chegada ao mercado, e pelo que se pode ver, parece ter ainda muito trabalho pela frente até que se torne no produto "mágico" que promete ser). Por outro lado, o modelo actual serve perfeitamente para aquilo que é mais importante nesta fase: a de permitir que os developers explorem e criem produtos para aplicações de realidade aumentada, que acaba por ser um ponto igualmente crítico - para além do hardware propriamente dito.

É certo que a espera até 2019 irá ser longa... e até lá também é provável que surjam produtos concorrentes no mercado (mau será se a Magic Leap não tiver nada para nos mostrar antes disso!) Mas também é garantido que esta próxima geração de HoloLens irá ser certamente um produto de referência... e que talvez já possa chegar ao mercado com preço mais compatível com a dos fãs das tecnologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)