2017/02/17

MotherBox promete carregamentos wireless a 50cm de distância


Os carregadores wireless têm-se limitado a ser dispositivos que só funcionam a poucos milímetros de distância, mas o MotherBox chega ao Indiegogo com a promessa de funcionar a distâncias bem superiores, dando maior liberdade na sua utilização.

Ninguém duvida das vantagens dos sistemas de carregamento wireless, que nos livram daquelas questões tão básicas quanto: a compatibilidade de fichas, ter os cabos correctos, ou a necessidade de andar sempre no "tira e mete" da ficha, que é operação que acaba por ser feita diariamente, causando também desgaste físico.

Só que a conveniência dos carregadores sem fios acaba por ser (bastante) limitada pelo facto de, actualmente, as tecnologias disponíveis funcionarem apenas a distâncias bastante reduzidas. E é precisamente isso que o MotherBox que chega ao Indiegogo pretende revolucionar: segundo os criadores do projecto, o Motherbox será capaz de recarregar dispositivos a até 50cm de distância.
A potência disponível variará dependendo da distância, com o carregador de maiores dimensões a disponibilizar 10W até distâncias de 10cm, e depois reduzindo progressivamente até aos 2W nos 50cm; enquanto que a versão mais pequena se fica por metade destes valores, até um máximo de 1W a 25cm.

Em teoria já seria bastante bom, sendo o suficiente para que se recarregasse um smartphone ao pousá-lo numa mesa, m vez de directamente em cima de um carregador; e também é dito que o sistema pode carregar múltiplos dispositivos em simultâneo. O que não é dito são os níveis de eficiência... quanta energia será necessário gastar para fazer chegar estes 2W a 50cm de distância? Uma coisa será gastar 4 ou 5W... outra será gastar 50 ou 100W.

Pelo menos, o projecto faz questão de referir que a nível das emissões, o carregador continua muito abaixo dos níveis que se poderiam considerar significativos para afectar a saúde (muito abaixo das emissões de um smartphone, dizem eles)... embora deixe para os especialistas comprovarem se isso efectivamente se comprova.

Os preços começam nos $79 com promessa de entrega das MotherBox para Setembro deste ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)