2017/02/20

Objectiva Sony STF 100mm F2.8 promete "bokeh" mais suave


A procura pelo efeito de profundidade de campo reduzido já fez os fabricantes de smartphones recorrerem a duas câmaras na traseira dos smartphones, mas no mundo das DSLRs também há quem aposte em melhorar esse efeito, como a Sony fez com a sua lente STF de 100mm.

O efeito de se manter apenas uma zona reduzida focada, de modo a que o fundo (e as coisas próximas) fiquem desfocadas é conseguido à custa da uma abertura maior na lente, mas para cada lente o resultado obtido será diferente, dependendo do grupo óptico no seu interior.

No caso da Sony STF (Smooth Trans Focus) FE 100mm F2.8 GM OSS, o objectivo de produzir as imagens mais atractivas levou à inclusão de um elemento APD, que se encarrega de suavizar todos os objectos desfocados na imagem. É algo que se torna mais evidente nos pontos de luz desfocados, sendo que em vez de se ficar com pontos luminosos que poderiam distrair do ponto principal de interesse, se ficam com pontos luminosos com um gradiente mais agradável e natural.

Os fãs do "bokeh" vão certamente ficar tentados... e poderá ser a desculpa que precisavam para comprar uma câmara Sony. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)