2017/02/06

Oppo salta para a liderança na China


A Oppo pode ter andado apagada no ocidente mas o ano de 2016 parece ter resultado em pleno no seu país de origem, com a marca a ter conseguido ficar no topo das vendas de smartphones, à frente da Huawei e Xiaomi.

Segundo dados da IDC, a Oppo terá vendido mais de 78 milhões de smartphones em 2016, conseguindo superar, por pouco, a Huawei com 76.6 milhões. Não menos significativo é que a Vivo, pertencente ao mesmo dono da Oppo, consegue ficar na terceira posição com 69 milhões de unidades - pelo que, cumulativamente, estamos a falar de quase 150 milhões de smartphones.


A taxa de crescimento da Oppo e Vivo foram simplesmente astronómicas, com a primeira a ter crescido mais de 122% face ao ano anterior, e a Vivo a praticamente ter duplicado as vendas. A Huawei conseguiu uns respeitosos 21.8% de crescimento; mas os restantes posicionados na tabela do top 5 não tiveram tanta sorte: a Apple, na quarta posição, viu as vendas caírem 23.2%; e a Xiaomi sofreu um grande desaire com uma quebra de 36% - não admira que tenham decidido reequacionar a sua abordagem e admitir que se diversificaram demasiado.

No entanto a IDC refere que os resultados da Apple têm explicação, e que esta quebra se deve apenas ao facto da maioria dos clientes chineses terem optado por adiar a compra/troca de um iPhone preferindo aguardar pelo modelo que será lançado este ano e marcará o 10º aniversário do iPhone.

... Note-se ainda as grandes ausências deste top 5: a Samsung e Lenovo. Sinal de que terão que rever a sua estratégia para o mercado chinês.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)