2017/02/28

Windows 10 vai permitir limitar instalações apenas via Windows Store


Que o Windows 10 foi buscar muita inspiração às plataformas mobile, isso já todos sabíamos, e com o próximo Creators Update essas semelhanças serão ainda maiores, com a possibilidade de limitar a instalação de apps apenas às que forem descarregadas via Windows Store.

Com o Windows 10 Creators Update, os utilizadores ou administradores de redes, poderão impedir a instalação de apps que não sejam descarregadas via Windows Store - basicamente transformando o Windows 10 numa réplica do iOS; ou melhor dizendo, do Android, pois continuará a existir a possibilidade de se permitir a instalação de apps de qualquer origem, como acontece até agora.

As implicações são óbvias em termos de segurança, pois só poderemos instalar apps que tenham sido verificadas e aprovadas pela Microsoft (embora isso não seja garantia a 100% que o malware mais criativo não possa continuar a infiltrar-se), e pelo menos ajudará a que a tentativa de instalação de malware por via indirecta apresente um alerta ao utilizador.

Felizmente desta vez a MS teve o bom senso de disponibilizar esta opção desactivada de origem, pelo que a responsabilidade de a activar caberá a cada um. Uma opção que poderá deixar muitos utilizadores vulneráveis (tal como estão actualmente), mas que evita a garantida chuva de reclamações que se geraria caso a MS bloqueasse a instalação de apps por sua iniciativa.

... Esperemos é que este não seja apenas o primeiro passo para um futuro em que esta opção deixe de ser opção, e o Windows 10 só possa correr apps instaladas via Windows Store!

2 comentários:

  1. Parece que os receios do Tim Sweeney e do Gabe Newell estavam corretos.

    Não deve tardar muito a aparecer barebones e portáteis com essa função completamente bloqueada sem se poder alterar.

    ResponderEliminar
  2. 90% das aplicações que utilizo nem sequer estão na "Loja".
    Para mim, windows sem possibilidade de instalar aplicações "tradicionais", não passa de um pisa-papéis muito caro.
    Eles deviam fazer o contrário. Aposto que há muitos administradores que concordam comigo.

    ResponderEliminar