2017/03/30

Apps Android vão superar receita da App Store pela primeira vez


O volume de downloads de apps Android há muito que superou as do iOS, mas no que diz respeito às receitas a App Store continuava a dominar. Este ano a balança muda finalmente para o lado do Android... desde que se contabilizem todas as lojas e não apenas o Google Play.

Segundo estimativas da App Annie, este ano a receita das apps Android vai finalmente superar a das apps iOS, embora a App Store da Apple continue a liderar em termos de receitas de uma única loja. A App Store conseguirá atingir receitas de cerca de 40 mil milhões de dólares este ano, praticamente o dobro dos 21 mil milhões conseguidos pelo Google Play; mas que são superados quando se adicionam os restantes 20 mil milhões conseguidos pelas lojas de apps Android alternativas, como a da Baidu, Tencent, Xiaomi, Huawei, etc.


É algo que seria inevitável, mais cedo ou mais tarde, considerando-se o superior volume de downloads e compras que existem na plataforma Android (com bastantes mais dispositivos e utilizadores).


Não menos curioso é que neste momento a China já lidere o mercado tanto a nível de downloads como de receita, sendo que para 2021 se estima que essa liderança cresça ainda mais e a receita proveniente das apps passe para mais de 50 mil milhões de dólares... isto só na China, valor equivalente ao das receitas combinadas dos EUA, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido, e também superior à de todo o resto do mundo.

... Como há muito vimos a dizer: se estão a pensar fazer uma app, não se esqueçam da versão em chinês que possa ser disponibilizada nas app stores na China.

7 comentários:

  1. "Previsões"...

    Em 2016 a AppStore cresceu mais que a PlayStore, isto no famoso ano do "nada bom" iPhone 6. Segundo a AppAnnie.

    Quero ver isso...

    Para já tenho uma App paga na AppStore, não tenho interesse em fazer para Android, pretendo melhorar a App ainda mais e fazer mais Apps assim que a que tenho esteja bastante mais madura.

    Para mim, o que mais vende é a Coreia e estou a tratar de uma tradução para eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa ver se te explico isto numa linguagem que percebas...
      아무도 당신의 열띤 의견에 관심이 없다.

      Eliminar
    2. O teu momento alto do dia, um falhado que não tem nada a acrescentar vem meter nojo para a internet.

      Eliminar
    3. Tu estás a dizer isso a alguém? Boa Mike... se tudo falhar tens futuro no Stand Up

      Eliminar
    4. Ui que mau, vais fazer o quê?

      Eliminar
  2. Estes número são curiosos. A maior parte das pessoas que conheço usam um aparelho com sistema operativo android, e nas conversas que temos acerca de tecnologia, um dos aspectos que costumam referir como sendo uma vantagem em relação ao iOS que uso, é o facto de ser muito fácil piratear aplicações, aliás, não conheço ninguém que alguma vez tenha pago por uma aplicação na play store.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já paguei algumas, não muitas, e a maioria por respeito e apoio ao(s) developer(s).

      De resto não tenho dúvidas que a diferença de receitas vem mesmo daí, de haver muito mais pirataria no Android.

      Eliminar