2017/03/19

"Armadilha" para automóveis autónomos


Os carros autónomos ainda precisam de bastante trabalho até estarem aptos a circular nas estradas públicas sem qualquer intervenção humana, mas já há quem se dê ao trabalho de lhes dificultar a vida com verdadeiras "armadilhas".

Sabendo-se que um carro autónomo teria que seguir as regras de trânsito, um artista britânico lembrou-se de lhes criar uma armadilha pintando um círculo com uma linha contínua e linha tracejada no exterior. Ou seja, o carro poderia entrar para o interior do círculo... mas de lá nunca poderia sair.

Esta "armadilha" visa apenas chamar a atenção para o tipo de situações que os carros autónomos terão que aprender a enfrentar, tanto com coisas acidentais como até potencialmente deliberadas; e neste caso nem sequer foi validada com nenhum carro autónomo, já que o vídeo que se segue foi feito com um carro convencional.

Mas uma coisa é certa, com cada vez mais sistemas automatizados a terem efeitos activos no comportamento da viatura (como travagens automáticas quando detectam peões ou animais) será inevitável que, mais cedo ou mais tarde, surjam situações de quem possa tirar partido disso para fins bem diferentes daqueles para que esses sistemas foram concebidos.


1 comentário:

  1. Uma curiosidade: sabem que SO correm os Tesla?
    Ubuntu! Ou melhor, 2 Ubuntus totalmente separados, uma para toda a gestão mecânica da viatura, e outra para o infotainment.

    ResponderEliminar