2017/03/22

As novidades do Android O


A Google já disponibilizou a versão de testes do próximo Android O, e são muitas as novidades e melhorias que esta versão irá trazer para os utilizadores e developers.

Tendo em conta todas as grandes alterações feitas nas versões mais recentes do Android, este Android O não trará alterações radicais mas focar-se-á em construir sobre essa base, com ajustes e melhorias - e claro, também algumas (muitas?) novidades. Sendo o principal objectivo desta versão acabar com os abusos de certas apps, propositadas ou acidentais, e garantir uma maior autonomia.


Multitasking


Para isso a Google vai inspirar-se na forma como a Apple lidou com a questão do multitasking. O Android desde sempre permitiu um multitasking com poucas ou nenhumas regras, que eram apontadas como uma vantagem face à sua inexistência no iOS. A Apple demorou o seu tempo, e quando trouxe o multitasking para o iOS, trouxe-o de forma bastante limitada, definindo um conjunto de casos (como navegação, streaming de áudio, etc.) sendo que essa limitação se traduzia em vantagem quanto à redução para a sua potencial má utilização. Por exemplo, uma app mal-feita pode facilmente "derreter" a bateria de um smartphones Android ao ficar a consumir recursos em background; sendo bastante mais difícil que isso possa acontecer em iOS. No Android O, teremos um novo sistema que tentará limitar utilização abusiva do sistema por processos em background, impondo certos limites ao que as mesmas podem fazer.


Notificações




No campo de alterações mais visíveis para os utilizadores, a Google prepara um novo sistema para agrupamento de notificações por canais.

Está mais que visto que as notificações se começam a tornar em algo que quase pode ser equiparado ao "spam", com todas as apps a tentarem obter a atenção do utilizador por tudo e por nada. Embora seja possível bloquear notificações por app, nem sempre é fácil dizer que se gostaria de continuar a ter notificações para coisas importantes, mas não para as coisas que se consideram supérfluas.

Claro que para isto funcionar será necessária a cooperação dos developers, que teriam que disponibilizar as notificações nas categorias apropriadas... mas pelo menos o sistema estará disponível, cabendo depois aos utilizadores fazer pressão para que os developers se comportem.

Outra novidade interessante nas notificações, será possível adiá-las para mais tarde, para que não fiquem a chatear permanentemente quando apenas queremos lidar com elas posteriormente.


Icons adaptativos e dinâmicos



Com o Android O, os icons das apps poderão automaticamente adaptar-se a múltiplos estilos visuais (por exemplo, icons circulares ou quadrados) graças a um novo sistema de camadas e máscaras que lhes dá a capacidade de se adaptarem automaticamente às necessidades. A ideia é interessante, mas penso que mais interessante seria dar-lhes a capacidade de exibirem informação dinâmica: por exemplo, uma app de meteorologia poderia mostrar um icon com o estado actual do tempo e/ou temperatura; ou uma app de mensagens poderia sinalizar que tem novas mensagens por ler.


Outras alterações

Claro que há muitas mais coisas, e será complicadas detalhar todas. Mas temos ainda coisas como um novo sistema "picture-in-picture" e suporte para teclados, que parecem vir mesmo a calhar para que o Android passe a suportar um modo "desktop" (e também aproximar-se mais do Chrome OS); maior integração com gestores de passwords para poderem preencher os dados na web; maior integração com serviços VOIP para que sejam geridos de forma idêntica a chamadas convencionais; ligações de rede inteligentes (que supostamente permitirão comunicação directa entre Androids numa mesma rede, mesmo que a rede esteja sem acesso à internet); e muito mais.

No próximo Google I/O, de 17 a 19 de Maio, saberemos certamente muito mais sobre as novidades mais importantes.

2 comentários:

  1. O Rui ainda não veio destilar ódio?

    ResponderEliminar
  2. No Android O também vai passar a ser suportado os contadores de notificação, mas só no homescreen (http://www.androidpolice.com/2017/03/21/android-o-feature-spotlight-home-screen-notification-badges-now-supported/)

    ResponderEliminar