2017/03/07

Como irá a Apple usar a área extra de ecrã do iPhone 8?


Com o próximo iPhone a recorrer a um ecrã que ocupará a quase totalidade da parte frontal, coloca-se a questão de como a Apple irá dar uso à parte de ecrã que tradicionalmente não era ecrã.

Com o tradicional Home Button do iPhone a passar para um botão virtual no ecrã do iPhone (e supostamente, mantendo a capacidade de ler as impressões digitais), será inevitável imaginar que a Apple pretenda dar um melhor uso a esta parte do ecrã do que simplesmente limitar-se a apresentar um botão home virtual de forma permanente.

Há quem já tenha avançado a possibilidade do iOS passar a apresentar botões de "back" e acesso às apps, ao estilo do que acontece no Android, e sem dúvida que seriam opções bem mais simpáticas das que actualmente existem no iOS, onde o regresso a uma app anterior é feito através de uma ridícula indicação no topo superior do ecrã, com tamanho reduzido e que nem sequer segue as próprias regras de design da Apple; e o acesso às apps é feito via um duplo toque no botão. Mas também isso seria demasiado descarado, e não me parece que a Apple se limitasse a copiar algo dessa forma.


Há quem sugira que esta nova zona vá ser colocada à disposição dos developers, que a poderão utilizar para apresentar atalhos adicionais nas suas apps. E sem dúvida que seria uma excelente forma de permitir a descoberta de usos criativos para a mesma. Por outro lado, um pouco ao estilo do que acontece com os atalhos Force Touch, os developers têm que se lembrar que existem centenas de milhões de iPhones no mercado sem esta tecnologia, pelo que a sua app tem que continuar a ser completamente funcional nos iPhones mais antigos - fazendo com que a utilização desta área extra de ecrã tivesse que ser usada apenas como complemento do que já existe, e não como algo indispensável ou com funções exclusivas.




Talvez a solução mais simples acabe mesmo por ser a opção em que a Apple manterá esta zona para uso de funções do sistema (pelo menos numa primeira fase), permitindo um acesso rápido a coisas como o controlo de música, e outras coisas acessíveis no control center.

Seja como for, não será difícil imaginar que só daqui por mais uma ou duas gerações de iPhones é que a Apple vá descobrindo a melhor forma de dar uso a esta área do ecrã. E mostrar-nos s melhor forma de o fazer.

8 comentários:

  1. Com tanta especulação e teorias, cheira-me que em setembro vamos ter um iphone 7S numa cor nova, com um processador 1% mais rápido e ficamos por aí. (Já não seria a primeira vez)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então diga lá qual foi a primeira vez.

      Eliminar
    2. Também gostava de saber quando é que foi a primeira vez.

      Se o processador fosse 1% melhor, não era o iPhone sempre o melhor processador do mercado...

      Eliminar
    3. Estava a ser sarcástico... A questão é que faça o que fizer a Apple vai sempre vender milhões a cada novo iPhone, nem que seja só mudar de cor.

      Eliminar
    4. "Nem que seja só mudar de cor"

      "Só mudar de cor" é o que fazem os teus Androids, que é todos os anos a mesma porcaria e só muda por fora para vocês terem algo novo para comprar. Todos os anos lá têm de mexer por mexer, não para ficar melhor, mas para ficar diferente.

      4s, 5s e 6s, nem de cor mudaram e foram os primeiros telemóveis do mundo com microfone com cancelamento de ruído activo e assistente de voz, processador de 64bits que simplesmente derreteu a concorrência em performance e consumo (ver problemas do Snapdragon 810 e o Snapdragon 808), 3D touch e Taptic Engine, coisas que ainda não há no Android, mas um dia vais saber o que é...

      Fanboys vão ser sempre fanboys, para vocês devem pensar que quem compra Apple deve ser mais burro que vocês.

      Eliminar
  2. Ai se fosse como a imagem indica o Iphone 8 ai seria uma pequena mudança !
    Mas ainda minguém fala do 7s porque já devem saber que será igual ao 7 , com algunas pequenas diferençias a nivel se software.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não entendo isso do iphone 8 em Setembro! Isso nunca irá existir claramente a apple simplesmente vai colocar um processador 30% mais rápido uma melhor câmara no máximo colocar as duas câmaras no iphone normal e com alguma sorte porque é uma vergonha colocar resoluções decentes nos ecrãs, mas o design do telefone será o mesmo e chamar-se-á 7s. Se sempre foi assim porque é que irá mudar agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vergonha é marcas darem vos ecrãs com 2 cores por pixel em vez das 3, e vocês ainda defenderem na internet os ecrãs...

      Eliminar