2017/03/04

Cria as tuas próprias lâmpadas compatíveis Hue a custo reduzido


O sistema Hue da Philips é um dos mais versáteis e atractivos para quem quer automatizar as suas luzes, pecando apenas pelo preço elevados das lâmpadas e fitas de LED disponibilizadas. Mas isso pode ser resolvido se não se importarem de meter mãos à obra e criarem as vossas próprias lâmpadas e fitas LED compatíveis Hue a custo muito mais reduzido.

O sistema Philips Hue assenta sobre o standard Light Link do Zigbee, mas a Philips encarregou-se de complicar ao máximo a fácil integração com outros dispositivos que não sejam Philips - embora existam várias lâmpadas do mercado que sejam compatíveis. Mas neste caso, o trabalho começou praticamente do zero, para criar lâmpadas/LEDs compatíveis Hue.

A aventura começou precisamente com a constatação de que alguns dispositivos não eram reconhecidos pelo hub da Philips, mas outros eram. Por isso, o passo seguinte foi clonar o firmware dos sistemas que funcionavam para os seus próprios módulos JN5168 de baixo custo, e posteriormente ultrapassar outro obstáculo com as duas chaves usadas no protocolo, para o Home Automation e para o Light Link.

O resultado final são dois firmwares, um apropriado para controlar lâmpadas/LED monocromáticos que apenas permitem mudar a intensidade da iluminação; outro que permite controlar LEDs RGB e ajustar a sua cor. Com a grande diferença a ser que com estes pequenos módulos, podem aplicar isto aos LEDs ou fitas de LEDs que bem entenderem, a um preço que será uma fracção daquele das lâmpadas/fitas Hue oficiais.

E claro... nada vos impede sequer que utilizem este mesmo projecto para integrar outros controlos no sistema Hue, como por exemplo uma ventoinha com velocidade variável, ou até controlar uma tomada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)