2017/03/10

Elon Musk compromete-se a construir parque de 100MW na Austrália em 100 dias... ou não pagam


No mundo dos negócios milionários não é costume ver-se alguém tão convicto e seguro das suas capacidades, mas Elon Musk volta a fazer uma das suas, comprometendo-se a instalar um parque de baterias de 100MW na Austrália em apenas 100 dias... dizendo que não terão que o pagar se não o conseguir fazer no prazo indicado.

A Austrália tem sofrido inúmeras falhas de energia ao longo dos últimos meses, fruto de vagas de calor e uma rede de geração de energia que tem sido incapaz de lidar com os picos de consumo. Aliás, há quem já esteja a culpabilizar as fontes de energias renováveis de serem incapazes de resolver o problema e queira fazer nova aposta nas centrais de carvão, o que seria um retrocesso a nível ambiental.

A resposta poderá ser simplesmente a instalação de parques de baterias de grande capacidades, como os que a Tesla disponibiliza, e que permitiriam tirar o máximo proveito do habitual desfasamento que existe entre o período de produção das fontes renováveis (durante o dia) e os períodos de consumo máximo (durante a noite) - e foi precisamente isso que Elon Musk sugeriu, dizendo que o problema na Austrália poderia ser resolvido com um parque de 100MW que a Tesla poderia instalar em apenas 100 dias.

Quando Mike Cannon-Brookes, um bilionário australiano (CEO da Atlassian) interpelou Elon Musk a dizer se estava mesmo a falar a sério, Elon Musk não esteve com meias medidas, dizendo: que o sistema seria instalado em 100 dias, caso contrário não teriam que o pagar!




Vamos lá ver se o negócio vai para a frente... e, mais importante (para os Australianos), se realmente fica resolvido o problema das faltas de energia que assolam o país e já não se podem considerar aceitáveis num país moderno nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)