2017/03/01

Google lança nova ferramenta para videoconferências "Meet"


O síndrome de personalidade múltipla que afecta a Google no que diz respeito aos seus serviços de comunicação continua a fazer-se sentir, e sinal disso mesmo é uma nova ferramenta vocacionada para videoconferências empresariais: o Meet.

Ainda recentemente, com a morte anunciada do Spaces, relembramos a falta de definição da Google quanto a criar uma aposta sólida (e compreensível) quando aos serviços de comunicações, e eis que agora nos chega este Meet.

A aposta no Meet poderá não ser assim tão má como pode parecer à primeira vista, pois aparentemente o serviço continua a utilizar os Hangouts como plataforma para as videoconferências em HD. Na verdade, a Google tem fechado a porta às APIs públicas dos Hangouts precisamente com a "desculpa" de que o Hangouts será um serviço cada vez mais direccionado para as empresas e não para o público em geral.

O que a Google se parece esquecer é que, caso se aventure a remover os Hangouts dos utilizadores comuns, o resultado não será uma multidão de utilizadores a deslocar-se para o Duo e/ou Allo, mas muito mais certamente que esse seja a gota de água que os faça mudarem-se para o Messenger do Facebook, ou WhatsApp, ou Snapchat. Sinceramente, continuo sem perceber quais as intenções da Google neste sector... e todas estas últimas movimentações não deixam boas perspectivas para o futuro.

4 comentários:

  1. Este sector está completamente ás moscas...apps que nao passam de um mero rebranding para criar um certo buzz na rede!!Sucessivas tentativas falhadas para agarrar mais alguns utilizadores "susceptíveis de modas"... Isto é o que se chama navegar na maionese!! :P
    Desde que o Google acabou com Google Reader, de longe o melhor agregador de feeds do mercado, para ficar sem nenhum serviço equivalente ou melhor, deixei de ter fé nos serviços deles!!! ( Bendito Feedly... :P :P )
    Sinto que a qualquer momento alguma coisa pode fechar...

    ResponderEliminar
  2. Já tinha passado uma semana sem que a Google lançasse mais uma App de mensagens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao tempo que não não vinhas meter lenha na fogueira :)

      Eliminar