2017/03/23

Grupo de hackers ameaça apagar milhões de iPhones


Há um grupo de hackers que diz ter conseguido os dados de acesso ao iCloud para centenas de milhões de utilizadores Apple, e que está a ameaçar apagar remotamente todos os iPhone caso a Apple não pague um resgate.

Os sistemas de segurança que protegem os utilizadores do roubo de iPhones também poderão tornar-se numa dor de cabeça caso os dados de acesso às contas sejam conseguidos por terceiros - que assim poderão bloquear e apagar remotamente um iPhone, deixando o utilizador legítimo numa posição muito pouco agradável. É um risco real, mas que fica principalmente dependente dos utilizadores e da forma como gerem as suas passwords.

Neste caso a Apple já veio esclarecer que não houve qualquer tipo de roubo das suas bases de dados, e que a lista de emails e utilizadores que o grupo de hackers diz ter terá tido origem em roubos de dados de outras fontes, sendo muito pouco provável que esses dados dêem efectivamente acesso às contas iCloud e permitam apagar remotamente iPhones. Ainda assim, diz estar a monitorizar a situação atentamente, e em modo de alerta para reagir rapidamente caso sejam detectados padrões anormais de acesso ou tentativas de eliminação de dados.

Infelizmente, este tipo de situações tornar-se-á inevitável no futuro, e terá consequências que se poderão fazer sentir cada vez mais no mundo real. Com a Internet of Things e mais e mais dispositivos ligados à rede, os hackers passam a ter acesso a um conjunto alargado de ferramentas que poderão utilizar para afectar as suas vítimas. Apagar remotamente o smartphone será uma coisa chata, mas imaginem que é o vosso carro que fica bloqueado a meio de uma viagem; ou a fechadura inteligente da vossa porta de entrada que se recusa a reconhecer-vos como donos da casa; ou ainda um frigorífico "inteligente" que um hacker decidiu colocar em modo de descongelamento?

... É um mundo de oportunidades... para o bem, e para o mal.


Actualização: os hackers disponibilizaram algumas dezenas de contas válidas para demonstrar que é a sério.

3 comentários:

  1. 300 milhões de contas por 75.000$? Cheira-me bluf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 75 mil em bitcoin ou 100 mil em... cartões do iTunes... LOL!

      Eliminar
  2. A Apple já veio dizer que nem iCloud nem Apple ID foram hackados...

    ResponderEliminar