2017/03/11

NASA vai explorar Europa - a de Júpiter


Europa é uma das luas mais curiosas e interessantes do nosso sistema solar, e agora a missão da NASA para a explorar já foi baptizada oficialmente: Europa Clipper.

Europa é um dos pontos de maior interesse no sistema solar por ser uma lua que contém um oceano de água líquida debaixo do seu manto de gelo. Uma vez que a água líquida é considerada um dos requisitos essenciais para a vida, e sabendo-se que até cá na Terra se encontram organismos vivos nas profundezas dos oceanos, vivendo à custa de fontes térmicas, existem boas perspectivas de que Europa seja um local onde potencialmente se possa encontrar vida "extra-terrestre".

Os planos de eventualmente se lançar uma missão que lance uma sonda subaquática que explore as profundezas do oceano de Europa já existem há muito, mas por agora este Europa Clipper irá ficar-se por múltiplas passagens pela lua, de modo a captar imagens de alta-resolução da sua superfície e tentar obter mais informações sobre a sua estrutura e composição. Se os resultados forem positivos, fica aberta a porta para uma missão de exploração que mergulhe nas suas águas.

A Europa Clipper deverá ser lançada em 2020, seguindo-se depois uma jornada de vários anos até que chegue finalmente à lua de Júpiter que tanta curiosidade tem gerado nos terrestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)