2017/03/19

Novo Ford Fiesta vem com sistema de detecção de peões


A Ford vai trazer para o Fiesta um sistema de detecção de peões que até agora estava reservado apenas aos automóveis de segmento superior, e que funciona até de noite.

Um estudo revelou que há muitos condutores que têm receio de conduzir à noite, e os dados comprovam que quando a noite cai há uma maior probabilidade de atropelamentos que resultem em vítimas mortais. O objectivo da Ford é dar mais uma ajuda aos condutores, alertando-os sempre que forem detectados peões e um risco de colisão.

O sistema recorre a uma câmara no pára-brisas e também um radar no pára-choques, com a informação combinada a ser usada para detectar perfis de peões, mesmo em ambientes de baixa luminosidade (como não deverão usar uma câmara térmica, como acontece nalguns modelos de topo, imagino que no mínimo teremos que contar com a iluminação dos faróis do próprio automóvel para permitir essa detecção.)

Quando é detectada uma possível colisão, o sistema começa por emitir um aviso sonoro e visual, mas caso o condutor não reaja, são aplicados automaticamente os travões, com isso esperando-se evitar um atropelamento ou, pelo menos, reduzir drasticamente a sua gravidade.

... É o tipo de tecnologia que bem que deveria tornar-se obrigatória em todos os carros novos!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)