2017/03/05

Painéis publicitários reconhecem carros que passam na estrada


Já estamos habituados que a publicidade online esteja direccionada para nós, à conta dos cookies e demais métodos de tracking, mas agora isso também acontecerá na estrada, com painéis que reconhecem o tipo de carros que estão a passar na estrada.

Um ecrã gigante colocado perto de uma estrada pode tornar-se ainda mais rentável com um pouco de inteligência adicional, e é precisamente isso que uma empresa russa está a fazer, instalando câmaras que permitem detectar o tipo de veículos que passa na estrada, e apresentar publicidade direccionada para esses mesmos condutores.

Para os anunciantes, o negócio permite-lhes pagar por publicidade que irá ser apresentada apenas ao tipo de clientes que esperam atingir (por exemplo, não interessará pagar para exibirem um anúncio de um carro de luxo a quem estiver a circular em carros "baratos"), para quem tem os painéis, permite maximizar a quantidade de anúncios que podem ter em exibição, ajustando-se automaticamente em função do "público" que estiver a passar.

Não menos assustador é que já há estudos que demonstram que, apenas pela marca, modelo, ano do carro e zona de residência, é possível inferior coisas como a raça, nível de rendimentos, e nível académico do condutor. Pelo que... acaba por ser um verdadeiro "cookie" na vida real, e onde desta vez nem sequer temos a opção de dizer que não aceitamos.

Será que ainda vamos ter mercado para peças de camuflagem, que baralhem este tipo de sistemas de reconhecimento para que um carro de uma marca seja identificado como sendo de outra marca? :)

1 comentário:

  1. Isto é só uma forma de replicar aquilo que já todos fazemos uns aos outros, avaliar os detalhes e construir padrões com capacidade preditiva da realidade

    ResponderEliminar