2017/03/15

Rússia vai multar Apple por ter imposto preços dos iPhones


Na Rússia, tal como na Europa, os retalhistas têm que ter liberdade para definirem os preços que entenderem, mas a Apple não gostou disso e obrigou algumas lojas russas a aumentar os preços dos iPhones.

As entidades russas consideraram demonstrado que a Apple manipulou o preço dos iPhones em diversas lojas, com a ameaça de que se as lojas não aumentassem os preços para os valores indicados deixariam de ter acesso ao material da Apple. Isto foi um caso referente aos iPhones 5 e 6, e do lado da Apple não parece haver grande interesse em fazer objecções, com a marca a estar mais interessada em ultrapassar este episódio e não por em risco o lucrativo mercado russo.

Falta apenas saber qual o valor da multa a aplicar pelo governo russo - que poderá chegar até um máximo de 15% do total das vendas. No entanto, é de esperar que a multa vá ser simbólica, a avaliar por outros casos, e isso deverá fazer parte do acordo que fez com que a Apple "cooperasse" com esta investigação para que tudo ficasse esclarecido e arrumado quanto antes.

... Seja como for, não deixa de ser curioso que com esta "liberdade" dos retalhistas definirem preços, o preço dos iPhone não varie de loja para loja e replique o preço oficial da Apple. Talvez haja necessidade de mais investigações nos países da UE?

3 comentários:

  1. Infelizmente o caso da Rússia também se deve passar em Portugal e no resto do mundo. Posição dominante leva a estas situações. Apenas vem comprovar o modelo de negócio imposto pelas marcas que dominam o. Mercado. Ora se baixarem os preços alguém vai pedir compensações pelas perdas de rentabilidade. E a margem da Apple também seria menor. Logo o modelo de negócio iria por água abaixo...

    ResponderEliminar
  2. O preço não varia de loja para loja? O que não faltam são preços mais baixos (e alguns mais altos) que a Apple.

    Agora nas lojas que vocês querem comprar, com boa apresentação, estacionamento, presença física, funcionários à vossa espera?

    Pois...

    ResponderEliminar
  3. ninguém brinca com o putin ;) https://www.youtube.com/watch?v=3ol5maKr6PA

    ResponderEliminar