2017/04/11

Android O impede apps de desenhar sobre elementos do sistema


O Android O vem cheio de pequenas alterações, e uma delas poderá ser subtil mas terá impacto bastante significativo: deixa de ser permitido desenhar por cima de elementos do sistema.

A versatilidade do Android permitia que os developers fizessem praticamente tudo o que pudessem imaginar, e isso incluía a possibilidade de desenharem coisas sobre elementos do próprio sistema (desde que o utilizador desse a devida permissão para isso). Isso permitia que apps adicionassem elementos a coisas como a barra de estado, lock screen e outros... mas por outro lado também se tornava num pesadelo de segurança. Bastará imaginar que uma app poderia desenhar um elementos sobre o teclado e captar informações a que não deveria ter acesso...

A Google parece ter chegado à conclusão que o risco era demasiado e não se justificava face às vantagens, pelo que no Android O as apps ficam impedidas de desenhar sobre elementos do sistema.

As apps poderão continuar a desenhar elementos sobre o ecrã, mas todos os elementos de interface do sistema, como barra de estado, funções virtuais, teclado, etc. continuarão a ser desenhados sobre tudo o resto, para evitar qualquer possibilidade de "más-intenções" por parte de uma app. Por outro lado, isto também significa que apps como a Status, que desenhava uma barra de estado alternativa e personalizada sobre a barra do sistema, deixarão de funcionar no Android O.

3 comentários:

  1. Carlos isto quer dizer que o facebook messenger vai deixar de funcionar com as suas chat heads? é que para mim é mesmo util e sinceramente é a maior vantagem em relação a todos os outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, as apps poderão continuar a desenhar sobre o "ecrã", no entanto os elementos de interface do sistema passarão a ficar sempre por cima de tudo.

      Eliminar