2017/04/08

Animações gráficas num ecrã feito de displays de 7 segmentos


Os displays de 7 segmentos são agora sinónimos de uma era há muito passada. Ainda assim, há alguns truques de que são capazes e que poderão surpreender as gerações mais novas.

Muito antes de se imaginar que os LCDs viriam a permitir criar monitores com resoluções Ultra HD, a apresentação de informação numérica era feita usando displays de 7 segmentos capazes de apresentar os números de 0 a 9 e também algumas letras. Mas, com um pouco de criatividade, estes displays podem tornar-se bastante mais versáteis e ser usados para apresentar conteúdos gráficos de baixa resolução.

Na verdade estes displays de 7 segmentos têm 8 elementos luminosos, pois cada um deles conta também com um ponto decimal a seguir cada dígito (embora não seja usado para este projecto).


Como curiosidade, havia também displays com 14 e 16 segmentos, e que permitiam representar todas as letras do alfabeto romano, e que na altura eram considerados peças de alta-tecnologia reservadas para os produtos mais caros.

Depois, começaram a surgir os módulos com matrizes de pontos, permitindo criar ainda mais caracteres e símbolos com melhor resolução. E eventualmente, lá se popularizaram os ecrãs LCDs que tornaram este tipo de displays obsoletos, excepto para aplicações bastante específicas.

... Mas por agora, vejam o que é possível fazer-se com um ecrã de 7 segmentos...


1 comentário:

  1. Ainda não há nada mais cool que os antigos VFDs, o OLED é bom, mas demasiado caro...

    ResponderEliminar