2017/04/12

Chrome vai resolver os "saltos" no scroll


O Chrome pode ser um excelente browser, mas também tem as suas esquisitices com as quais temos que aprender a conviver. Felizmente, os saltos inesperados no scroll vão deixar de ser uma delas.

Quem é que nunca abriu uma página no Chrome, e imediatamente começou a fazer scroll para baixo, para chegar às partes que queriam ler, apenas para descobrir que passados uns instantes, a página tinha voltado quase para o topo? É um fenómeno que pode ter muitas explicações, como o carregamento progressivo de imagens ou outros conteúdos, mas o resultado final é sempre uma enorme frustração para os utilizadores.

Felizmente, a Google parece ter resolvido o problema com um sistema de "scroll anchoring", que faz com que a página se mantenha sempre centrada no local onde está, independentemente dos conteúdos que estiverem a ser carregados.

Infelizmente, este sistema poderá não funcionar da forma pretendida em todos os sites, pelo que há situações em que o mesmo será desactivado automaticamente, e a Google também quer obter feedback dos web developers por forma a minimizar o risco de problemas que possam ser causados. Mas, para grande parte dos sites "normais"... sem dúvida que será extremamente positivo.

1 comentário: