2017/04/17

Clássicos do Macintosh disponíveis no Internet Archive


O Internet Archive tem feito um trabalho estupendo na preservação da História Digital, e agora também passa a contar com alguns dos programas clássicos do Macintosh.

Quando foi lançado, o Macintosh era um computador revolucionário, apresentando um interface gráfico numa altura em que os computadores eram associados a sistemas que recebiam os utilizadores com um críptico cursor a piscar numa linha de comandos, e que eventualmente levaria Bill Gates a "inspirar-se" na ideia para o Windows da Microsoft (embora não demorasse muito para que outros sistemas adoptassem o WIMP desenvolvido no Xerox PARC - dos Commodore Amiga aos Atari ST, etc.)

Mesmo sendo caro, e por cá uma raridade face aos PCs, o Macintosh marcou toda uma geração e merece o seu lugar na história dos computadores. Coisa que é parcialmente conseguida com a sua chegada ao Internet Archive.


O Internet Archive já conta com inúmeras coisas de interesse, como os jogos das consolas clássicas e do ZX Spectrum (e muito, muito mais) e agora também por lá podemos encontrar programas do Macintosh que poderão ser revisitados ou explorados directamente a partir do browser. Entre eles temos: o MacPaint, Lode Runner, Frogger, o saudoso Dark Castle, o MacWrite, ou até mesmo o Microsoft Flight Simulator.

Vale a pena espreitar... e confrontar o pensamento de que, na altura, um computador avançado tinha um hardware que se limitava a ter um CPU M680000 a 8MHz, 128KB de RAM, uma drive de disquete com 400KB e um monitor monocromático integrado de 9". (E hoje em dia queixamos-nos se um smartphone não vier com 4GB ou 6GB de memória e só tiver ecrã Full HD! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)