2017/04/28

Google Classroom abre as portas a todos os utilizadores

Depois de ter sido lançado apenas para utilizadores com contas educativas, o Google Classroom fica finalmente disponível para todos os que o quiserem utilizar.


O Google Classroom não é propriamente novidade, pois já tem algum tempo em actividade, mas só recentemente deixou de estar reservado para as contas "G Suite for Education". No mês passado a Google abriu as portas deste produto a todos os que tivessem uma conta Google, mas a partir de agora, o serviço passa a estar disponível para quem o pretender utilizar, sem as restrições que anteriormente o caracterizavam.

Com este serviço, qualquer pessoa pode criar e gerir aulas e testes, mas as suas potencialidades vão para além disso.


Professores e estudantes têm estado a testar esta ferramenta nas últimas semanas, facto que terá servido de preparação para esta abertura de portas a todos os utilizadores. A Google destaca três cenários no artigo que dedicou ao Google Classroom, que podem servir de exemplo das suas capacidades:
  • Um curso de design gráfico para adultos com recurso o Google Drawings - não perde uma oportunidade para se auto promover ;) ;
  • Programas escolares para apoio e seguimento dos trabalhos de grupo;
  • Gestão de um grupo de interesses, com os alunos a juntarem-se para discutir os temas da sua preferência.

O ensino à distância parece assim um destinatário privilegiado, com o Google Classroom a servir de ligação entre a escola e os alunos. Podem fazer download da app no Google Play, ou aceder directamente ao site.


Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. Vamos ver quanto tempo teremos até aparecer alguém a tentar proibir a utilização deste tipo de ferramentas...

    ResponderEliminar