2017/04/14

Google Photos ganha estabilização de vídeo e envergonha o YouTube


O Google Photos está prestes a ganhar a capacidade para fazer estabilização de vídeo, e alguns testes já partilhados na net mostram resultado impressionantes que superam em muito o sistema utilizado pelo YouTube.

Um dos factores principais que distingue os vídeos amadores dos profissionais é o facto de se ter vídeo a abanar por todo o lado ou um vídeo estabilizado, e a diferença que isso produz não poderia ser melhor exemplificada do que com alguns dos vídeos que mostram o novo sistema de estabilização de vídeo do Google Photos.

Neste álbum do Google Photos podemos ver vários vídeos, à esquerda temos os vídeos originais, à direita os mesmos vídeos depois de estabilizados pelo Google Photos - e a diferença, como poderão ver, é substancial. Podem também ver este ViewSync, que nos mostra dois vídeos em simultâneo, para se ver ainda melhor o "milagre" feito por esta estabilização de imagem do Google Photos.


À partida, e até que a Google revele mais dados sobre este sistema, parece-me que o processo utilizado é o mesmo que a Google utilizou no Motion Stills, e que faz um complexo processamento de separação dos elementos em movimento das imagens de fundo, para depois aplicar um processo de estabilização que vai muito para além de simplesmente "estabilizar a imagem", aplicando também efeitos de correcção/distorção de perspectiva para tentar criar a imagem ideal estabilizada.

É tudo muito complicado, mas o que interessa para o utilizador final é que é extremamente simples de utilizar. Agora só falta que o YouTube faça upgrade ao seu sistema de estabilização e passe a utilizar este novo e muito mais eficaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)