2017/04/29

Huawei HiKey 960 é um "Raspberry Pi 3" de luxo


O Raspberry Pi popularizou-se essencialmente graças ao seu custo ultra-reduzido, mas existem alternativas para quem precisar de mais potência... e não se importar de pagar por isso.

A Huawei é um dos fabricantes que também fabrica os seus próprios chips, e que dá a todos a possibilidade de usar o seu mais recente e potente Kirin 960 na sua placa HiKey 960.

O Kirin 960 é um chip octa-core com quatro núcleos Cortex-A73 para o máximo desempenho, e quatro Cortex-A53 para tarefas de baixo consumo. Nesta placa é acompanhado por 3GB de RAM, 32GB de memória flash, fichas de 40 e 60 pinos para expansão variada, HDMI, WiFi ac, USB 3.0, e até um slot M.2 PCIe.

Claro que tudo isto não fica barato, e o preço de $239 deste HiKey 960 confirma-o. No entanto, há que ter em conta que o seu objectivo não é concorrer com o Raspberry Pi, mas sim disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento para quem estiver a pensar criar o seu próprio hardware e dar uso ao Kirin 960 da Huawei, sendo possível utilizar Android e diversas variantes de Linux para tirar o máximo proveito dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)