2017/04/19

MacBook Pro com Nvidia GTX 1080 Ti externa


Quem quiser utilizar uma das mais potentes placas gráficas do momento - a Nvidia GTX 1080 Ti - no seu MacBook Pro já o poderá fazer... se estiver disposto a pagar por isso.

A disponibilização de drivers para Mac dos mais recentes GPUs da série Pascal da Nvidia abriu-lhes todo um novo mundo de possibilidades. O problema é que, a não ser que se trate de um PC "Hackintosh", não há Macs que possam levar uma placa como a GTX 1080 Ti... a não ser que se recorra a uma caixa para GPU externo ligado via Thunderbolt 3.

Embora o desempenho ainda não atinja todo o potencial de uma GTX 1080 Ti, é suficiente para melhorar a capacidade gráfica em cerca de 4x face ao GPU interno de um MacBook Pro; ou ainda mais no caso de se utilizar um monitor externo ligado directamente à placa gráfica externa, em vez de redireccionar o vídeo para o monitor do MacBook Pro.

O maior problema é que para além do preço da placa gráfica, será necessário comprar a caixa externa, que custa cerca de $500 para os modelos com a qualidade recomendada. Seja como for, parece-me que se o Thunderbolt 3 se popularizar um pouco mais, este tipo de soluções começará a tornar-se cada vez mais comum... talvez até ao ponto de começar a ser normal que a placa gráfica seja instalada numa caixa externa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)