2017/04/29

NASA está a ficar sem fatos espaciais


Podemos pensar que passear pelo espaço é uma coisa simples, mas não só não o é como a NASA está a ter problemas em manter os seus fatos espaciais operacionais, receando que os mesmos nem sequer se aguentem até ao final previsto da missão da ISS em 2024.

Há mais de uma década que a NASA esta a desenvolver uma nova geração de fatos espaciais, tendo já gasto mais de 200 milhões de dólares, mas sem que exista ainda uma data prevista para que esses novos fatos fiquem concluídos. Enquanto isso, os actuais fatos - os mesmos que foram concebidos há 40 anos - vão envelhecendo e causando alguns incidentes bastante complicados.

Em 2013, durante um passeio no exterior da ISS, um astronauta quase se afogou após o seu capacete se ter enchido com água devido a uma ruptura no sistema de arrefecimento; reduzindo para 11 o número de unidades funcionais de mochilas com os sistemas de suporte de vida indispensáveis. Os fatos podem parecer "simples", mas há que ter em conta que na prática quase podem ser considerados mini naves espaciais com um formato que permite acomodar uma pessoa no interior, contendo múltiplos sistemas que protegem o astronauta do frio e calor extremo, e que também contam com várias camadas de protecção para tentar reduzir o risco de perfuração por micro-meteoritos.

Estes fatos tinham sido originalmente concebidos para se manterem em funcionamento durante um máximo de 15 anos, mas já se aproximam do triplo disso. E as coisas podem complicar-se ainda mais se a missão da ISS for expandida para lá de 2024... podendo deixar a NASA sem a capacidade de realizar operações no exterior, a não ser que consiga concluir os fatos de nova geração ou arranjar forma de conseguir prolongar a utilização dos actuais mantendo a segurança dos astronautas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)