2017/04/05

Projecto de crowdfunding fecha a garagem a cliente que deixou review negativa


A Internet of Things pode trazer algumas vantagens para os utilizadores, mas também os pode sujeitar a "vinganças" por parte dos fabricantes dos dispositivos, como aconteceu com um cliente descontente do módulo de controlo da porta da garagem Garadget.

O Garadget teve uma campanha bem sucedida no Indiegogo, tratando-se de um módulo que pode controlar a porta da garagem remotamente a partir da internet, e também verificar o seu estado para assegurar se está aberta ou fechada. Algo que mais de meia centena de pessoas achou que seria apelativo por um valor de $89.

No entanto, um cliente que comprou o módulo na Amazon não ficou satisfeito com a qualidade da app, que segundo as suas próprias palavras, estava continuamente a crashar; e com isso tendo deixado uma avaliação bastante negativa na Amazon, como também um comentário "colorido" no site do próprio produto. Mas em vez da coisa se ficar por aí, eis que o responsável pelo projecto achou que a avaliação e linguagem utilizada era merecedora de punição adicional, e portanto fez questão de responder ao cliente dizendo que o mesmo não era bem-vindo e que o seu módulo iria ser desactivado remotamente e deixar de poder ser utilizado.

Ora... independentemente do cliente ter feito uma avaliação correcta ou não, não me parece que inutilizar remotamente um produto comprado seja a melhor forma de lidar com o assunto. Não só estamos a falar de um produto que, por si só, já levanta sérias questões de segurança por permitir o abrir de portas; como a partir de agora ficará no ar a suspeita de que, a qualquer momento, qualquer cliente que diga algo que o criador do projecto considere inadequado, se possa ver perante uma porta de garagem que se recusa a abrir.

... E desta vez nem precisamos de hackers para levantar preocupações com a Internet of Things...

5 comentários:

  1. É VERDADE BASTA MANDAR ABAIXO DE BRAGA QUE ELES RESOLVEM BEM A SITUAÇAO !

    ResponderEliminar
  2. Posso sugerir que Internet of Things passe a ser a Internet das Coisas? Vejo tanta gente preocupada com o Acordo Ortográfico mas pouco se fala destes estrangeirismos desnecessários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo com o Diogo.

      Eliminar
    2. Diogo: o pessoal aqui não gostou do teu comentário, vão bloquear o teu acesso ao AadM :-)

      Eliminar
  3. http://community.garadget.com/t/iphone-app-will-not-stay-open-just-flashes-when-trying-to-launch/1706/10

    Interessante ver como a comunidade reagiu e como eles agora estão a pedir desculpas por tudo.

    O que é certo é que com a sua acção acabou certamente de perder uns quantos clientes. Por muito que a cliente não tivesse razão, há outras formas de lidar com eles.

    ResponderEliminar