2017/05/31

Bug no MS Office faz surgir uma janela popup a cada hora


Quem utiliza o Windows já terá passado certamente pela experiência de ver surgir momentaneamente uma janela no ecrã que rapidamente desaparece. Para os utilizadores do MS Office, esse fenómeno passou a acontecer repetidamente a cada hora devido a um bug.

Ver uma janela surgir e desaparecer de forma quase instantânea é algo que por vezes acontece durante o processo de instalação de programas, ou a execução de scripts em linha de comando. No entanto, é algo que deixa sempre uma sensação de insegurança nos utilizadores, que ficam com a dúvida sobre o que se estará a passar nas suas costas... e esse sentimento aumentou substancialmente graças a um bug no Office, que fez surgir estas janelas que aparecem e desaparecem, a cada hora.

Na origem disto está uma tarefa agenda para correr de hora a hora, mas que em vez de ser executada de forma invisível está a ser executada de forma visível, perturbando o trabalho dos utilizadores (isto assumindo que a tarefa terá mesmo que ser executada de hora a hora... pois também me parece exagerado que esta tarefa "OfficeBackgroundTaskHandlerRegistration" tenha que ser executada com tal frequência.) No pior caso, o utilizador até poderá pensar que tem algum malware na máquina que está a tentar fazer qualquer coisa de forma camuflada...

Ora, tendo eu horror a todo o tipo de tarefas e serviços que o Windows acumula e que me parecem exagerados, já nem estranho que erros como estes aconteçam (pessoalmente não me afectando, pois há muitos anos que me limito a usar o Google Docs na web, e não sinto necessidade de mais). Mas se ainda fazem parte do grupo que usa o MS Office, então não estranhem este "pisca-pisca" das janelas de hora a hora... pelo menos até que a situação seja corrigida.

4 comentários:

  1. Aconteceu-me isso este fim de semana. Como tinha feito um update ao VLC e andou a circular uma noticia que os utilizadores do VLC e do Kodi estavam em risco por causa das legendas (http://abertoatedemadrugada.com/2017/05/utilizadores-do-kodi-e-vlc-em-risco-via.html), pensei que tinha o PC com malware/virus. Como corri o antivirus e não apareceu nada, resolvi instalar e correr 3 aplicações de malware e adware. Só detectaram coockies que limpei. Coincidência ou não, o certo é que desde aí nunca mais apareceu a tal janela a abrir e fechar.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha reparado que isso acontecia no pc do trabalho, fiquei intrigado e até comentei com alguns colegas mas nenhum deles tinha reparado nesse comportamento nas suas máquinas. Fico mais descansado em saber que é "só" mais um serviço da MS.

    ResponderEliminar
  3. Reparei nessa janela irritante talvez há dois ou três dias, cheguei a instalar o malwarebytes de propósito mas não detectava nada. Fico mais descansado por saber a explicação. Para a maioria das funções do PC este bug não interfere em nada, mas quando estou a jogar online é chato porque faz com que a janela do jogo minimize

    ResponderEliminar
  4. Já há forma de resolver o bug?

    ResponderEliminar