2017/05/24

Google vai começar a associar utilizadores com as compras feitas nas lojas


A Google diz ter encontrado forma de fazer aquilo que os comerciantes há muito pedem, determinado quais dos seus clientes fizeram compras nas lojas físicas depois de terem visto os seus anúncios online.

As capacidades do tracking online são impressionantes e facilmente comprováveis, bastando procurarem por um qualquer produto em qualquer lado, para rapidamente começarem a ser "seguidos" por publicidade a esse produto em todos os sites que visitam. O problema é que quando se salta para o mundo real não havia forma de fazer essas mesmas associações... até agora.

A Google diz ter criado um sistema que é capaz de associar os utilizadores online com as compras feitas nas lojas, permitindo aos comerciantes saberem exactamente quais dessas compras terão sido incentivadas pela sua publicidade online. Para isso vai recorrer aos dados dos cartões usados para as compras (assume-se que sejam dados partilhados pelas lojas), e a algoritmos complexos cujos responsáveis descrevem como sendo "revolucionários" - enquanto simultaneamente promete proteger a privacidade dos utilizadores, dizendo que o resultado apenas diz se um utilizador terá feito uma compra após ter visto um anúncio dessa loja, e não qual o utilizador especificamente.

Seja como for, parece estar claro que os serviços "gratuitos" da Google têm um preço, e esse preço começa a tornar-se cada vez mais visível... e preocupante.

1 comentário:

  1. Se a google pode fazer isto bem feito? Pode, e tem todo o interesse nisso.
    Ir para a concorrência? A Apple e a Microsft parecem ir na mesma direcção, se não estão lá agora irão estar... se significar mais €£$ nas suas contas bancárias irá acontecer... sempre com a preocupação da privacidade (ou não, conforme a prioridade e os interesses da própria empresa).

    ResponderEliminar