2017/05/17

Iluminação Philips guia clientes na MediaMarkt de Eindhoven


Quem visitar a loja MediaMarkt no centro de Eindhoven já não terá que se sentir perdido para ir até ao produto que deseja, graças à ajuda da sistema de iluminação da Philips com VLC (Visible Light Communication).

Há inúmeras empresas a trabalhar em formas de localização para o interior de edifícios, e uma das que poderá ser de mais fácil implementação é o sistema que tira partido das capacidades da iluminação LED poder ser usada para transmitir informação codificada usando a luz. Para os nossos olhos essa comunicação é imperceptível, mas a mesma pode ser detectada utilizando-se a câmara de um qualquer smartphone, que assim ganha um canal de comunicação adicional e que não depende de Bluetooth, WiFi ou qualquer outra configuração.

Cada luminária LED da Philips na loja transmite a respectiva localização através da modulação da luz, permitindo que a app StoreGuide da MediaMarkt saiba precisamente onde está o cliente. E nesta era onde se tem que desconfiar de tudo, fica também a tranquilidade acrescida de que esta informação é feita apenas num sentido, permitindo ao cliente saber onde está, mas não podendo ser usada em sentido inverso para a loja saber onde ele anda (a não ser que use uma funcionalidade da app que permita chamar um assistente até ao seu local - mas nesse caso recorrerá a comunicação via internet e não pelo canal "luminoso" - e não invalidando que as lojas usem outros sistemas de tracking para analisar o fluxo e movimentação dos seus clientes).

Caso este tipo de sistemas se comece a popularizar, não me parece difícil imaginar que os smartphones começassem a vir equipados com um sensor extra (ou melhorando as capacidades dos sensores de luminosidade que já utilizam), para este tipo de funcionalidade de localização... o que permitiria evitar o recurso à câmara, que é sempre um componente mais gastador. Mas até lá... vai-se desenrascando com o que se tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)