2017/05/14

Netflix bloqueia app em Android com root


A insistência na utilização de DRM volta a fazer vítimas, desta vez com a Netflix a impedir que a sua app seja instalada em dispositivos Android que não sejam certificados ou que tenham sido alterados - como os smartphones com root.

Continua a ser estranho ver as empresas investirem tantos esforços neste tipo de medidas que acabam por prejudicar apenas os clientes que usam legalmente os serviços e que façam questão de fazer tudo segundo as regras impostas; sendo que os utilizadores que optarem por usar sistemas "alternativos" - como conteúdos pirateados - continuarão a ter total liberdade para os usarem como quiserem. Mas, eles lá saberão o que fazem... sendo que os fabricantes de sistemas de DRM muito agradecerão os milhões que lhes vão parar aos bolsos.

Por outro lado, não se poderá dizer que esta medida da Netflix seja uma surpresa, considerando a ofensiva que a empresa tem feito a todo o tipo de acessos que considera ilegais; como fez recentemente no "corte" aos serviços de acesso via VPN, que muitos clientes usavam para ver conteúdos não disponíveis oficialmente no seu país (sendo importante referir que se tratam de clientes pagadores...)

Talvez um destes dias nos surpreendam chegando à conclusão de que seria muito mais vantajoso disponibilizar os conteúdos a nível mundial, sem fronteiras nem restrições no acesso; e que dessa forma evitariam a tentação de alguns utilizadores darem um salto aos sites pirata (ou serviços de streaming pirata, que estão mais na moda) para conseguirem ver aquilo que até poderiam ver no serviço que estão a pagar... se não fossem todas estas imposições que vão complicando o acesso às coisas a que se deveria ter acesso... como não poder ver Netflix no seu smartphone, só por ter optado por ter feito root no mesmo.

6 comentários:

  1. Então é isso. Comprei uma Android TV Beelink GT1 e não consigo instalar o Netflix do Google Play - diz que a versão do Android não é compatível.
    Se alguém souber dar a volta agradeço. É que até sou assinante do Netflix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande Carlos Correia já resolveu o assunto :)
      Diz que o bloqueio é apenas na loja, por isso pode-se instalar a versão mais recente da app Netflix de uma loja alternativa.

      P.S. ExpressVPN (com um endereço dos EUA - pode haver algum que não dê, é preciso experimentar) + app Netflix numa Android TV e tem-se acesso no televisor, por ligação HDMI, ao Netflix dos EUA.

      Eliminar
  2. fosse eu subscritor do serviço e já tinham perdido um cliente.

    ResponderEliminar
  3. E por causa do DRM eu a semana passada ia para o estrangeiro e por causa da velocidade de internet nos hotéis decidi usar a função de download de alguns filmes só que ao chegar a outro país se estivesse ligado à internet haviam alguns filmes que tinha feito download e não permitia a visualização. A única forma de os ver era desligando a ligação à internet.

    ResponderEliminar
  4. A netflix faz estes bloqueios todos para a industria de Hollywood não tenha queixas que os piratas estão a usar o netflix para piratear os filmes. Sempre que algum método é detectado (possivelmente pelos estudios), o netflix bloqueia e assim mantêm o seu contracto válido, pois "está activamente a bloquear os piratas".
    Uma das razões de eles fazerem series e filmes seus é para deixar te aturar os estudios e ter uma força negocial maior, inclusive flexibilizar as restrições que os estúdios colocam para a visualização dos filmes nos vários países e plataformas

    ResponderEliminar
  5. Se bem me recordo, o Netflix cortou o acesso via vpn devido a pressão dos estúdios de Hollywood

    ResponderEliminar