2017/05/11

Nvidia estreia nova arquitectura Volta no GPU Tesla V100


A Nvidia já revelou a sua próxima geração de GPUs Volta; o problema é que por agora parece estar reservado para acelerar o processamento em servidores e não para acelerar os mais exigentes jogos 3D.

A nova arquitectura Volta vai ser estrada no GPU Tesla V100 destinado aos data centers. Este V100 conta com 5120 CUDA cores, 16GB de memória HBM2, interface NVLink 2.0, e consegue atingir 15 teraflops. E se estes números são capazes de impressionar, ainda mais impressionam quando combinados no novo supercomputador DGX-1.


Neste super computador compacto temos oito dos novos GPUs V100, totalizando 40960 CUDA cores e podendo atingir os 960 Tensor TFLOPS (aplicações de inteligência artificial e deep learning). É uma potência que o CEO da Nvidia equipara a 400 servidores tradicionais, e que permite reduzir o trabalho que anteriormente demoraria 8 dias numa Titan X... para apenas 8 horas!

Antes de pensarem que tal isto se sairia a correr uns jogos, importará referir que o DGX-1V é máquina para custar 149 mil dólares; mas no caso de terem um orçamento mais limitado a Nvidia também disponibiliza o DGX Station, que custa "apenas" 69 mil dólares e vem equipado com quatro GPUs Tesla V100 (metade do preço, metade da potência).

... Teremos que esperar mais algum tempo para ver esta nova arquitectura Volta chegar aos GPUs destinados às placas gráficas, e certamente permitindo jogar em resoluções 4K sem complicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)