2017/05/08

Tablet táctil para invisuais permite ver com as mãos


Os touchscreens podem ser usados como interfaces bastante versáteis, mas a coisa complica-se quando não podemos ver o que está no ecrã. Em França investigadores criaram um tablet táctil com 129 pontos de relevo que dá aos invisuais o toque extra que precisam.

A investigação a nível de touchscreens com capacidade de apresentar, ou simular, relevos foi algo bastante falado há uns anos mas que não se veio a concretizar em produtos comerciais. No entanto há quem continue a explorar este aspecto mais táctil da tecnologia, como demonstra este tablet táctil criado por investigadores da EPFL na Suiça.

Aqui não temos um touchscreen com capacidade de relevo programável, mas algo mais simples: uma superfície portátil de 12x15cm com 192 pontos tácteis que podem recriar todo o tipo de padrões, imagens, ou texto. Normalmente este tipo de sistema depende de volumosos actuadores, mas aqui temos uma solução engenhosa que usa pinos magnéticos que podem alternar entre dois estados, e com a vantagem adicional de que não gastam qualquer energia ao estarem parados - para além de também permitir um design mais compacto e portátil.

Sem dúvida que continua a ser um produto bastante específico... mas poderá ser o primeiro passo para nos relembrar que existe vida para além do toque numa superfície lisa de vidro. Eventualmente, com a chegada dos ecrãs OLED flexíveis nos próximos anos, até talvez se possa aplicar um ecrã por cima de um destes sistemas tácteis, concretizando a ideia dos touchscreens com relevos físicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)