2017/05/08

Tesla vai começar a recolher vídeos dos automóveis dos clientes


Os sistemas de condução autónoma beneficiam da maior quantidade de dados possíveis para "aprenderem", e a Tesla quer recorrer aos muitos milhares de carros dos clientes que já circulam nas estradas para essa função.

Empresas como a Google/Waymo não escondem que utilizam os vídeos gravados pelos seus automóveis autónomos para criar verdadeiras pistas de teste virtuais que podem ser usados para testar alterações aos seus sistemas. Ou seja, podem testar uma alteração num percurso previamente gravado por um carro, para ver que tal essa modificação lidaria com essas mesmas condições - esperando-se que desta vez aprendessem um pouco mais.

A Tesla não se pode dar ao luxo de ter uma frota tão numerosa quanto a Google, mas poderá ter algo ainda melhor, pedir aos seus clientes para darem uma ajudinha, partilhando clips de vídeo captados pelos seus próprios automóveis.


Na sua versão mais recente, os Tesla Model S e Model X equipados com Auto Pilot contam com uma generosa quantidade de câmaras: três apontadas para a frente, com diferentes ângulos de visão, câmara traseira, e câmaras laterais apontadas para a frente e para trás.

É uma imensa quantidade de dados que podem ser valiosos para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, e a Tesla pede aos utilizadores que esses dados possam ser utilizados por si (caso os utilizadores aceitem, claro) simultaneamente garantido que esses dados serão sempre tratados de forma anónima e nunca associados a qualquer utilizador.

Considerando que a esmagadora maioria dos compradores de Tesla o é por ser fã da marca, não me custa acreditar que muitos deles aceitarão partilhar estes vídeos recolhidos pelos seus carros. De qualquer forma, no sentido em que as coisas estão a avançar, parece-me inevitável que daqui por uns anos todos os carros façam isto de forma automática... e muito provavelmente sem pedir permissão, estando automaticamente implícito nas condições de utilização no momento em que comprarmos um carro ou utilizarmos um como serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)